Entrevista

Bruno Kbelo na Cena

Nome: Bruno felipe

Apelido: Bruno Kbelo

Idade: 24 anos

Tempo de Skate: 10 anos

Patrocínios: Qix International, NATA

Melhores Picos: Qualquer um que de pra andar de skate é o melhor pico sempre

Skatistas Favoritos: Alex Carolino, Rafael Pingo, Carlos de Andrade, Ricardo Porva entre outros Brasileiros.

Vídeo Favorito: Vamo Andá? Nata Filmes

Musicas: Bob Dylan e kamau

Sonho: Viver muito bem do skate, e que todos skatistas sejam valorizados no Brasil
Como você conheceu o skate?
Uns amigos andavam, dai eu era meio afetado e peguei um skate emprestado e ja sai subindo as rampas, caia sempre mas eu curtia ficar me jogando que nem loco haha

O que você acha da situação do skate no Brasil?
Melhorou Muito comparando com antigamente, hoje em dia a mulecada tem tudo mais facil e não dão valor. Digo isso pois vejo muitos reclamando com tudo na mão. Mas tem que melhorar muita coisa ainda, vejo muitos skatistas Profissionais que merecem mais reconhecimentos pela nova geração do skate e principalmente pelas marcas
Foi muito difícil pra você conseguir os patrocínios que tem hoje?
O da Nata foi o 1°, cheguei no Ricardo Porva e pedi uma ajuda para um campeonato, começamos com um apoio sem compromisso mas com o tempo ele falou, agora é patrocínio. Quebra Tudo Muleque. Na Qix eu Venci o concurso Esponsor me que a Qix promoveu por um período no Brasil, foi um concurso de melhor vídeo valido no Brasil onde o meu vídeo ganhou, e estou até hoje na Qix graças a Deus. Ja tive muitos outros patrocínios mas não era o que eu queria pra mim, tipo no começo foi bom e agradeço a todos que me apoiaram, mas hoje em dia tenho responsabilidades e contas a pagar, agora só entro em marca que de Salário ou estrutura para eu me manter no skate

O que te motiva a andar de skate?
Quando ando de skate a mente fica limpa, conheço muitas pessoas, culturas e Cidades. Muita PAZ

Hoje você consegui viver apenas do skate ou tem que fazer serviços por fora para conseguir se manter?
Tenho um Salário no skate, mas eu trabalho como colaborador para o Site da Qix produzindo vídeos, daí junta o Salário do skate e as edições que faço, da pra se manter numa boa, as vezes filmo e edito para outras marcas também.

Você acha que o skate no Brasil está longe de ter o reconhecimento que tem lá fora?

Olha, tem que trabalhar muito em, é disso que sei. Mas os Brasileiros são os melhores skatistas, são raçudos, o que falta é estrutura para muitos skatistas.

Qual é as maiores dificuldades dentro do skate?
Ter uma boa estrutura é uma grande dificuldade para vários skatistas. Graças a Deus estou tranquilis.

Você prefere correr campeonatos ou fazer vídeos, e poque?
Prefiro tudo que envolva skate, mas ter uma parte em vídeo é muito mais gratificante.O motivo é superar limites, e a dificuldade de andar nos picos de rua.


Qual a sensação de sair na capa da 100% Skate?
Não tem coisa melhor que sair na Capa de uma das revistas mais conceituadas do Brasil. Já fui Capa da Tribo skate também, e de uma revista do Paraná, é gratificante todo esse reconhecimento, mas é uma parada que me empenhei e graças da deus saíram essas Capas, todas tem uma grande importância.

O que um skatista tem que ter para conseguir seus objetivos?
Metas, foco e buscar informações. Ser guerreiro


Uma mensagem pra galera que anda de skate?
Se divirta e tenha Metas, o resto é conseqüência, o que tiver que ser vai ser! Abraços paz e muito skate.


Confira o vídeo abaixo



Mauricio Nava na Cena 
Nome: Mauricio Nava
Apelido: ----
Idade: 24 anos
Tempo de Skate: 13 anos
Patrocínios: Qix internacional (Roupas e tênis) Viva Rodas. Apoio: Overall boardshop, Royal Trucks
Melhores Picos: Praça São João, mu playground hehe Praça XV e Praça do Ó

Skatistas Favoritos: Daewon Song, Chris Haslam, Nilton Neves, Louie Barlleta, Daniel Marques, Murilo Romão, Klaus, Kenny Anderson e Bob

Vídeo Favorito: Almost Round 3

Musicas: Reggae, Rap e rock

Sonho: Continuar sendo skatista profissional por anos e anos.



Como conheceu o Skate: 
No meu bairro que sempre teve uma galera animal que andava, acho que foi no final de 98 estava uma febre tremenda e tinha uns caras que faziam umas rampas por aqui então eu me amarrei naquilo e tava curtindo demais, to curtindo essa parada até hoje, é muito intenso o que eu vivo com o skate, aprendi muito pra minha vida, tudo que eu sou é por causa do skate e minha família.

Melhor coisa no skate: 
Eu fico pensando que o skate é um movimento muito forte, porque agente esta sempre em movimento. Movimenta muitas vidas, muitas crianças, até pais, muitas pessoas, todo se socializão, todos se conhecem, todos curtindo. E ao mesmo tempo nunca estamos satisfeitos, nem com as manobras, nem com os picos. A gente quer sempre evolução e  agente vive intensamente. Por isso não existe a melhor coisa, são várias e isso é infinito pra mim.

Pior coisa no Skate: 
Acho que na real não tem, até quando você se machuca é uma aprendizado, eu fico pensando porque aconteceu aquilo, o que fiz de errado. Mas a pior coisa e se machucar feio e ficar sem andar hehe.

Você tem umas escolinha de skate, qual a importância disso pra você?
A escolinha era algo que no começo eu não sabia que ia mudar tanto pra melhor a minha vida, principalmente no skate. Nós da ASKVR (Associação dos Skatistas de Volta Redonda) conseguimos implantar o projeto  e DAE eu já havia tido experiência de dar aulas de skate e incentivar a molecada em outros lugares, sei lá eu Também tenho paciência. Acho que isso veio numa hora muito importante da minha vida, porque eu tinha acabado de me formar em Jornalismo, e tava meio sem rumo e meio sem chão! Porque eu estava acostumado a estudar a vida inteira e ao mesmo tempo andar de skate e varias coisas. E do nada parece que o tempo ficou vazio, só andava de skate,  nada mais, e ao mesmo tempo, porque não tinha muito com quem andar, a galera tava desanimada, o skate tava caídão aqui. Foi ai que meu pai incentivou a todos e juntou a galera e fundamos a ASKVR e começo da mudança foi a escolinha que me trouxe felicidade, por estar com as crianças, que são puras, e eu vendo cada uma delas evoluindo, e a curtição que é isso tudo. Conseguimos a reforma da pista, tudo isso foi crescendo, uma nova geração foi se criando e o skate de Volta Redonda foi se fortalecendo. Minha motivação foi ainda maior pra andar de skate, vários amigos que haviam parado voltaram a andar, Vários pais foram confiando também. Antes eu achava que eu ia estar preso por não ter o tempo inteiro livre pra andar, mas não, porque a escolinha é skate e tudo isso é minha felicidade , meu amor pela parada. EU já vi muita gente dizer: Eu faço pelo skate. Acho que o certo é a gente dizer:  A gente faz pelo amor ao skate, e por nós mesmo, por que nós somos o skate.

Escola de Skate - VR


O que te motiva a andar de skate?
A liberdade, a diversão de estar sempre buscando mais. E a possibilidades de criar.


Você acha que um dia o Brasil vai deixar de ter preconceito contra skatistas?
Acho que desde quando comecei já melhorou muito isso, o skate é uma parada bem mais aceita. Esta na mídia. Mas agente não depende dela, o skate tem sua própia mídia. Mas o skate sempre será punk, é um estilo de vida, as raízes dele e meio marginal, é só você ver Dogtwon. é isso que o torna especial também, se não o skate seria como jogar yoyo, rodar pião. Algo banal, sei lá. A parada é na veia, é felling. 



Você consegui se sustentar só dos patrocínios ou tem que faze bicos por ai?

Hoje em dia eu tenho uma situação melhor, graças a Qix que acredita no meu skate, nas minhas idéias. É o meu patrocinador principal. Estamos sempre produzindo coisas novas. A mais especial pra mim foi o lançamento da minha nova parte junto com meu model de tênis assinado, esta bombando o vídeo, aproveito pra agradecer todos os comentários e elogios da galera. Eu ainda moro com meus pais, mas conseguiria morar sozinho sim. Mesmo assim eu curto fazer outras coisas, uns trampos de edição e filmagem por fora, fotografias, mas não é o meu foco, faço mais pra uns amigos e tals e porque eu gosto. 

Principal Patrocinador 

Hoje, você acha que um skatista Brasileiro tem como se sustentar só do skate no brasil?

Acho que com certeza, só depende do skatista, da sua força de vontade, e de fazer acontecer, não ficar esperando as coisas caírem do céu. Eu sempre acreditei nisso e hoje sou profissional, mesmo no Rio onde as coisas são mais difíceis. E acredito que as marcas ganham bastante. Tem várias marcas que vendem em todo Brasil, ganham bem e se são realmente do skate, devem pagar um salário digno pra cobrarem uma divulgação a altura. Os skatistas precisam viver bem pra poderem andar bem de skate, ninguém consegue andar bem de skate sempre, com milhares de  preocupações na cabeça. 

Qual a importância do skate na sua vida?
Tudo. O que sou hoje é por causa do skate. Sou formado por causa do skate que me ajudou a conhecer o Jornalismo.  Aprendi a ser mais humilde, me comunicar com todos. O skate é minha vida.


Uma mensagem pra galera que anda de skate?
Andem de skate de verdade, até as pernas não agüentarem, por que gostam, porque curtem estar nas ruas, nas pistas com a galera. Construam rampas, caixotes, faça acontecer, chamem a galera.Vivam intensamente isso ae, é muito especial tudo isso. Vão atrás dos seus sonhos. Faça as coisas certas, se você faz o bem, ele volta pra você. Se conseguirem viver do skate vocês são vitoriosos, se não vocês são vitoriosos do mesmo jeito por estar sempre felizes vivendo e fazendo parte dessa grande família que é o skate. É disso, valeu pela oportunidade de todos de São José do Rio Preto e que visitam esse blog, abraço a todos!
Confira o video abaixo



4 comentários:

  1. O cara é sangue bom d+ em breve aqui na Zica do Pantano

    ResponderExcluir
  2. Aew Jamerson o cara é bom msm em kk tbm 13 anos de skate nao quero mais nada tbm kk vlw

    ResponderExcluir
  3. ai o cara é zica msm em junim e humilde pakass manuw agradeço muito a ele sempre ajudando o skate, é um exemplo além de ser skatista é professor salva vidas de crianças.

    ResponderExcluir